sexta-feira, 16 de julho de 2010

Consertando bicicleta en Brasil e. Estados Unidos

catraca no BrasilComparado com Estados Unidos, as loja de bicicleta no sul de Bahia são muito mais rápidas, consertando uma bicicleta, nem importa a peça, na hora ou pronto para entregar no próximo dia, tipicamente..  Alem disso, as peças para bicicletas são muito mais em conta em Brasil do que nos Estados Unidos.  

Apenas como exemplo, hoje eu paguei quinze Reais para uma nova catraca detrás (ver foto a esquerda).  Nos Estados Unidos, a catraca mais em conta que encontrei na Internet nos Estados Unidos custa USD $11.28, (R$ 20,30), onde a catraca que comprei na loja de bicicletas aqui em Brasil custou apenas R$ 15,00, o que é USD $8.46.  A peça vale a metade do preço em Brasil.

A diferencia é ainda maior quando falamos de mão de obra.  A loja brasileira não cobra mão de obra mas as lojas nos Estados Unidos tipicamente cobram até USD $80.00 por hora de mão de obra, e trabalham bem mais de vagar nos Estados Unidos.  Então a troca desta peça, com instalação, poderia facilmente custar oitenta dólares ou mais nos Estados Unidos.

O problema que eu encontro aqui em Brasil (e também as vezes nos Estados Unidos) é que na volta para a loja para pegar a bicicleta, a lojista sempre fala que teve que trocar mais uma peça e, devido a isso, eu tenho que pagar o dobro do preço previsto.  Nesta última vez, trocaram a catraca velha que não funcionava com outra velha que não funcionava, querendo dizer a nova velha realmente não era velha; era apenas manchada de chuva e oxidação.  Que sem vergonhas!  Acham que eu não vou notar isso?  Me tratam como otário!

Isso não aceito.  Quando cobram a gente para peça nova, a peça tem que ser nova!.  Neste caso a loja aceito de colocar uma catraca nova apenas quando eu falei que a outra obviamente não era nova.  É muito constrangedor ter que efetivamente dizer que alguém está mentindo.  O dono da loja ofereceu uma explicação e eu aceitei, só para não dizer que ele mentiu.  Da raiva, mais tudo bem até aí.

Só que o dono da loja ainda falou que ele tinha colocado uma corrente nova também (sem falar comigo antes).  Então o preço do serviço global ia de R$ 15,00 para R$ 27,00, que é quase o dobro.  Além disso, eu realmente não confio que a corrente e seja nova, em ver da minha experiência com a catraca.  Eu sei que eu comprei corrente nova apenas um ano atrás.

Como não da mais para confiar na palavra do dono da loja, vou ver outras lojas na próxima vez que tiver que consertar a bicicleta.  Parece que o experto existe em todas partes.

Nenhum comentário: