sexta-feira, 16 de julho de 2010

Por que o imigrante aos Estados Unidos não recebe tratamento médico?


Aos brasileiros que desejam morar nos Estados Unidos, eu gostaria de informar-lhes do seguinte: Até o momento, no existe ainda um Sistema Único de Saúde (SUS) nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, o tratamento médico é pre-pago nos vários impostos que pagamos nos produtos e serviços e onde, por isso, não pedem nem mencionem dinheiro na hora do serviço médico no SUS.

Nos dos Estado Unidos, bem longe disso, o paciente têm que ou
(a) ter pagado para comprar um plano de seguro médico (que custa até seiscentos dólares por mês ou mais) ou

(b) pagar na hora do serviço.
Nesse sentido, da para dizer que Estados Unidos é parecido a Brasil em que existe planos particulares de saúde, e também existe clínicas onde a gente paga na hora do serviço.

O que Estados Unidos não tem ainda, e no vai ter mesmo após a implementação do projeto de lei do Presidente Obama, é um sistema nacional onde a gente pode aparecer sem plano de saúde e sem dinheiro, como existe no Brasil no Sistema Único de Saúde SUS. Estados Unidos não têm SUS e não vai ter no futuro previsível.

Os hospitais de Estados Unidos supostamente têm a obrigação de tratar clientes na sala de emergência, mesmo se eles não têm como pagar. Só que depois esses pacientes vão receber contas que variam entre $500,00 e até $100,000.00 dólares. Se não for pagas essas contas, eles perdem o equivalente do CPF, pois o nome fica suja nacionalmente até p pagamento ao hospital e os vários médicos que participaram no tratamento.

Como os planos de saúde negociam descontos, contando com o poder de negociar por miles de clientes, o pobretão que não tem plano de saúde vai pagar sem desconto, até dois ou três vezes quanto o plano do saúde paga pelo mesmo serviço.

Porque, então, esse pobretão não compra plano de saúde. É que esses planos custam a partir de quatrocentos dólares mensais quando o salário mínimo é apenas aproximadamente USD $1.120,00. O plano de saúde custa a partir de um terço do salário mínimo e ainda o pobretão paga uma parte do preço do serviço quando for pedir tratamento médico.

Dependendo do estado, o imigrante têm direito de participar em apenas o "sistema" onde o imigrante e filhos até a sala de emergência, onde lhes dão atenção médica apenas com emergência comprovada.

Por isso, uma pesquisa reportada em CNN diz que 60 porcento dos casos de falência ("bankruptcy") e adimplência são devidos a incapacidade de pagar dívidas médicas.

O prazo de espera também é importante. Encontro que em Brasil espero uma semana a duas para ver uma psicóloga. Normalmente, se precisar de imediato de um medicamento quando não tiver marcado consulta, mesmo assim um médico na clínica faz a receita na hora. Nos estados Unidos, a espera para ver um psiquiatra varia de quatro a oito semanas, mesmo pagando a vista. Mesma coisa com os dentistas e psicólogos.

Em ver de tudo isso, fiquei contente de escrever o seguinte para minha psicóloga:
Ra____:

Melhoras!

Esta manhã, a partir das 06:30 horas, esperei na fila no posto e consegui marcar para ver você no dia 23. Depois fui aí na clinica, e fiquei sabendo que você não trabalha hoje. Marquei para voltar a ver você no dia 23 de julho as 15:30 horas.

Espero que você goste das flores virtuais anexas.

Francisco
Em fim, qualquer pessoa que pensa viajar para Estados Unidos ou morar lá, e que precisa tratamento médico ou pode precisar, deve calcular devidamente o preço dos tratamentos e medicamentos ANTES de chegar nos Estados Unidos. Se não, o preço de tratamento médico lá pode facilmente causar um enfarto.

Nenhum comentário: