sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Será que Dilma ou Serra vai ser presidente do Brasil?

Dilma Rousseff,Dilma Rousseff,Jose Serra,Jose Serra,Marina,Marina,eleição,eleição,debate,brasil,metro,salário mínimo,Lula,PT,Partido Verde,burguesia,IMF,FMI,Workers Party,election,Brazil

Hoje em dia, Brasil se encontra na face de uma decisão grande: Se o pais vai escolher para presidente o candidata escolhida por o presidente Lula ou se o pais vai escolher o candidato que mais representa outros interesses burgueses. Ao menos é assim que eu entendo a escolha.

O candidato Serra esta prometendo o que nos Estados Unidos se chama "um frango e cada forno." É dizer que ele promete qualquer coisa agora, como:

  • Aumentar o salario mínimo em quase 25%
  • Instituir sistemas de metro nas cidades do pais
  • Diminuir os impostos
  • Aumentar e melhorar a provisão de tratamento médico em todos o Sistema Único de Saude . . .
E por aí vai.  Qualquer coisa que ele sabe que a maioria quer, ele promete.  Eu tenho uma premonição de que se ele for eleito ele vai esquecer todas essas promessas e fazer política para a burguesia e os interesses internacionais, endividando o Brasil de novo com o Fundo Internacional Monetário e depois deixando o pais ser liderado por as companhias internacionais, sem se preocupar com a maioria dos brasileiros.  Eu confio no programa de Lula e não confio no programa de Serra, não importa o que ele possa dizer agora, antes de ser eleito.

O mero fato do que a Igreja Católica está em contra Dilma, e também muitos evangelistas, se-importando apenas com a questão de aborto, onde acham que Serra vai ser contra e Dilma a favor, é para mim um motivo de favorecer Dilma.  Mas, parece que muitos brasileiros preferem obrigar mulheres a ter crianças, igual aos conservadores dos Estados Unidos.  Eu tenho certeza que tem politiqueiros estadunidenses  por detrás de este enfoque no aborto e contra o matrimonio gay. Em realidade, eu acho que Dilma ia ser muito mais para a liberdade nessas áreas, e os gostos sociológicos dela podem ser mais liberais do quo o oponente.

Entre pouco, vamos saber quem ganha, com um debate nacionalmente publicado acontecendo este domingo.  No debate, Serra leva a ventagem pois ele já foi candidato político muitas vezes onde Dilma se esta candidatando pela primeira vez.  Serra sabe muito melhor como falar num debate.  Como qualquer prova, não é questão apenas de oferecer a política certa, mais também é uma prova de apresentação, onde Serra parece levar a ventagem.  Ele tem mais experiência como candidato.

Também os que estão a favor de Serra passam propaganda entre as pessoas, por exemplo acusando Dilma de ter falado que "Nem Deus me obriga e entrar num segundo turno com Serra."  Dilma nunca falou isso, mais ninguém sabia isso com certeza imediatamente antes da votação.  Só isso pode ter prejudicado Dilma suficientemente para ter um segundo turno onde não ia ter de outra forma.

Espero que Dilma (e Lula) ganhem mas as pesquisas estão falando que Serra está subindo e que muito dos votantes que optaram para o candidato verde no primeiro turno estão optando para o candidato burgues agora.  Eu não previa isso.  Eu achava que qualquer pessoa que preferia o candidato verde ia ser pessoa que não era conservador e que votaria depois no candidato do Partido Trabalhador, isso é Dilma.  Se isso não for acontecer, então Serra poderia ganhar a eleição.

Nenhum comentário: