terça-feira, 17 de agosto de 2010

Discriminaçaõ a base de cor no programa "Ti-Ti-Ti" da Rede Globo?

Luís Gustavo,Ariclenes Almeida Victor Valentín,Reginaldo Faria,André Spina,Jacques Leclair,Aracy Balabanian,Marta Morgado,José de Abreu,Chico,Malu Mader,Walkíria Spina,Wal,Paulo Castelli,Pedro Spina,Lúcia Alves,Nicole,Cássio Gabus Mendes,Luís Otávio de Almeida Martins,Luti,Myrian Rios,Gabriela Morgado


Entre aproximadamente sessenta atores no Ti-Ti-Ti- da Rede Globo, apenas dois deles têm pele marrom.  Eles dois são apenas Juliana Alves como "Matilde Matoso" e

Sem saber da descendência dos atores de pele claro, da para dizer que todos eles têm cor de pele não mais escuro do que bege.  Quem tem cor de pele mais escuro do que beige tem muito poca possibilidade de aparecer em Ti-Ti-Ti regularmente, num papel que tem direito a fala.

Eu tenho notado que muitos pocas pessoas de pele negra ou morena aparecem na programa Ti-Ti-Ti da Rede Globo. 

Veja por você mesmo na página Internet "Personagems" , no "pull down," onde Globo.com anuncia os nomes e fotos de todos os atores de "Ti-Ti-Ti".  Apenas dois dos sessenta e tanto atores pode ser visto visivelmente como Afrodescendente, com rostro que não seja branco.  (Veja "Personagens" a partir da pagina principal.  Isso significa que menos de dois porcento dos personagens tem rostros visivelmente Afro-descendentes, com pele que não seja branca.

Por quê têm tantas programas na televisão brasileira onde não têm negro nenhum que fale durante a meia hora ou hora da programa? Será que os canais de televisão não têm consciência nenhuma ou será que eles intencionalmente excluem negros e morenos de toda cena da rua, de restaurante, de hospital e até de shopping?

Claro, algum leitor deste blogue vai mencionar um ou dois negros na televisão com papel onde tem direito da falar algumas palavras. Mas o fato de citar apenas dois ou três, após um esforço, comprova o que todos sabemos: quase não existem os negros falando na televisão brasileira (2%) comparada com a porcentagem de Afrodescendentes em Brasil (50%).

Eu peço a quem não está de acordo que ela(e) passei meia hora frente a televisão, contando devidamente o número de aparentes Afro-descentes e o número de euro-descendentes. Coloca abaixo nos comentários quantos negro e quantos brancos aparecem numa hora qualquiera de televisão.

Contem quantos brancos falam e quantos negros falam. Infelizmente, é muito mais difícil ver um negro num papel principal em Brasil, com 50% negros, do que em Estados Unidos, com 13% negros. Estou mentindo?

Sera que eu sou a única pessoa em Brasil que fica insatisfeito com a banimento de negros na tela pequena

Nenhum comentário: