domingo, 11 de julho de 2010

UOL Compro Raça Brasil, Revista Online

Infelizmente, parece que um site que eu gostava, Raça Brasil, tem sido adquirido pelo UOL e tem perdido a sensibilidade e estetica afro-brasileiro que era a atração da revista online. Agora, está cheia de publicidades que não têm nada a ver com valorização da cultura negra.
Revista Raça Brasil: Identidade, afirmação e polêmica

*Por Suzana Tavares

A revista Raça é caracterizada como a "revista do negro brasileiro", lançando o seu primeiro número no dia 2 de setembro de 1996. Nesta época o seu editor chefe era Aroldo Macedo, para quem, essa mídia impressa nasceu para dar ao negro o orgulho de ser negro.

A Raça Brasil se insere no movimento negro brasileiro abrindo caminho para a via política do black is beautiful. Segundo Gevanilda Santos (1997), esta possibilidade mercadológica foi construída a partir das décadas de 1960 e 1970, quando a política racial brasileira, norte-americana e sul-africana mudaram a representação do negro diante da sociedade e dos meios de comunicação de massa.

Estamos falando da luta por direitos civis de Luther King, do movimento dos Panteras Negras e da liderança política de Malcolm X, da ação política do movimento negro brasileiro e do crescimento da hegemonia política das forças que estiveram ao lado de Nelson Mandela contra o regime do apartheid. Tanto lá fora como aqui, ocorreu movimentação pela reconstrução da identidade social, política e cultural do negro.

Disculpem, mas eu não consigo acreditar que uma revista onde o dono é UOL (ou mesmo se for unicamente uma parceria) vai conseguir manter a relação crítica da situação dos negros na sociedade como Suzana Tavares

descreve acima. A identidade negra no pode ser determinada nem realmente descoberta nas páginas de UOL.

Certo, ainda da para ler os títulos dos artículos e encontrar alguma coisa interessante, mas o mais interessante só pode ser visto pelos leitores que compram o direito a ler um reportagem ou cadastram para ter acesso a revista inteira.

Da a sensação e que UOL percebeu (finalmente) que a revista Raça Brasil oferecia muita oportunidade de vender propagandas e lucrar mais do que era comum. Só que as páginas de Raça Brasil de agora são parecidas demais aos páginas de UOL mesmo: cheio de publicidades e até uma para uma concorrencia de beleza que não tem foto nenhuma de mulher negra.

Raça Brasil, descanse em paz.

Nenhum comentário: