sexta-feira, 16 de julho de 2010

Para qué ver um psicólogo?

Não são todos nós que queremos admitir que vemos um psicólogo semanalmente. Mas eu sou um deles. Antes ia até duas vezes por semana e faria a mesma coisa agora se pudesse dentro do SUS.

Nas épocas mais frutíferas da terapia, consegui sair da casa da mãe; trabalhar horário completo pela primeira vez; terminar minha licenciatura; ser aceito para estudar direito com bolso integral; terminar direito e passar o exame para exercer; e exercer três anos.

Mesmo quando não concordei com os métodos de todos eles e elas, tenho que dizer que ajudaram-me bastante, e particularmente quando precisava tomar decisões grandes e efetuar as decisões com determinação e firmeza.

Eu consegui terminal a faculdade nos primeiros 5% dos graduados devido a estrategias sugeridas por um psicólogo. Onde antes o medo de sair mau entregando trabalhos escritos me impedia na entrega, ele me convenceu de entregar os trabalhos com o alvo de conseguir a nota mais baixa aceitável, digamos nota 7 ou "C" em Inglês. Quando comecei a utilizar essa estrategia, aprendi que o que para mim deixava muito a esperar valia nota dez para os meus professores. Se não tivesse superado o medo de entregar esses trabalhos, eu nunca ia aprender que eram muito bons.

É apenas um exemplo particularmente importante da ajuda que recebi no escritório de um psicólogo. O mal foi que eu aconselhei todos meus amigos ver o mesmo psicólogo e teve momentos em que ele e a esposa dele, também psicóloga, não podiam falar pra mim (nem para outros) informações importantes e relevantes que estos psicólogos tinham aprendido falando com meus amigos e conhecidos, onde eu acho que fui prejudicado.

Certamente seria ilícito e sancionável se um advogado for comportar-se da mesma forma, havendo e aconselhando clientes com interesses opostos e incompatíveis. Quando eu sobe, já era tarde. Aprendei que não tenho que indicar meu terapista para meus amigos, pois pode desenvolver uma situação metaforicamente incestuoso.

Nenhum comentário: