quarta-feira, 14 de julho de 2010

Banda lenta: Instituto enconta Internet no Brasil "cara e lenta"

Como muitos internautas já sabíamos, sobre todo se tivermos utilizado a Internet em outros países, mesmo sendo utilizável o serviço Velox a Internet em Brasil e péssima e muito cara comparada com outros países:
Para Idec, banda larga no Brasil é cara e lenta

Por Karla Mendes
O brasileiro paga caro pela internet e não recebe as informações corretas sobre o serviço que é oferecido. Essa é a conclusão de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), que comparou o preço e a qualidade da banda larga em seis capitais brasileiras. "A internet no Brasil é cara, lenta e restrita", ressaltou Estela Guerrini, advogada do Idec, responsável pela pesquisa. Na visão do instituto, a concorrência "quase inexistente" é a principal vilã para os preços da banda larga no mercado brasileiro.

Para ter internet rápida em casa, o brasileiro paga em média US$ 28 por mês, valor que chega a 4,58% da renda per capita no País, segundo o Idec. Nos EUA, o valor é de apenas 0,5% da renda per capita dos americanos e, na França, é de 1,02%. Além disso, apesar de pagar caro, o consumidor brasileiro não recebe um bom serviço. Segundo levantamento recente realizado pela empresa americana Akamai, a velocidade de tráfego da internet brasileira é uma das mais lentas do mundo.

A pesquisa mostra que a velocidade média é de pouco mais de um megabit por segundo (Mbps), 93% menor que a velocidade média da Coreia do Sul, líder do ranking. Além disso, 20% das conexões no País têm velocidade inferior a 256 quilobits por segundo (Kbps), o que passa ao largo da velocidade mínima estabelecida pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), entre 1,5 e 2 Mbps.

Mais no blog IstoeDinheiro.com.br . . .
No Brasil, pagamos dez vezes mais e recebemos dez vezes menos. Seguramente e ainda pior se contamos o preço dos "provedores," que não fazem nada alem de complicar a assinatura e mesmo assim nos cobram até mais 20% por acesso a Internet.

Infelizmente, quando se trata de Internet em Brasil os consumidores estamos estamos ficando de quatro e tomando desde atrás.

Nenhum comentário: