sexta-feira, 30 de julho de 2010

A China diz ter o segundo maior economia do mundo

Segundo Folha Online, a China anunciou ontem que a economia Chinês é têm chegado a ser o segundo maior do mundo, mas os outros países do mundo no tinham confirmado o fato ainda.
A China cresceu 11,1% no primeiro semestre de 2010 sobre igual período do ano passado. A expansão do país vem registrando uma média anual de mais de 9,5% desde que adotou reformas de mercado em 1978. 
Nos primeiros seis meses do ano, o PIB chinês chegou a 172,840 trilhões de yuans, segundo a Agência Nacional de Estatísticas, ou seja, US$ 25,324 trilhões, segundo o índice de câmbio mensal do Banco Central.


A China conseguiu fazer frente à crise econômica mundial graças a um plano de reativação gigantesco de 4 trilhões de yuans (US$ 586 bilhões) e a empréstimos bancários, que foram quase duplicados para chegar, em 2009, a 9,6 trilhões de yuans. 

Em 2009, o país já havia chegado perto de superar o Japão, em decorrência das três últimas décadas de forte crescimento. 
Projeções do Banco Mundial, do Goldman Sachs e de outros economistas apontam que, dependendo de quão rápido o câmbio suba, a China caminha para superar também os Estados Unidos e liderar o ranking global por volta de 2025.

Aparentemente os capitalistas dos Estados Unidos e o Banco Mundial sabem faz anos que a China vai superar Estados Unidos economicamente.  É terrivelmente irónico que o governo de Estados Unidos, as corporações, o Banco Mundial e outros passaram décadas querendo convencer a China adotar medidas capitalistas.  Agora que China tem feito isso, o resultado que que China tem tanta probabilidade no futuro de chegar a ter a maior economia do mundo com Toyota tinha de ser o maior fabricador de carros, com General Motors em falência.

Aparentemente, os capitalistas nos Estados Unidos amam o capitalismo ainda mais que amam o status de Estados Unidos como maior potência do mundo.  Vai ser difícil ser o maior potência militar quando economicamente Estados Unidos está na falência.  Vamos ver o que vai dar.  

Para bens seus capitalistas Americanos.  Convenceram a China a ter labor escravizado para comprar mais barato lá e esse fato causo a China, com mais trabalhadores potenciais do que qualquer outro pais, a ser a fabrica maior do mundo, com Estados Unidos quase que fora do jogo.

Até agora, a China se contenta procurando  comprar em todos partes do mundo as matérias primas necessárias para fabricar produtos para Estados Unidos e outros, quando ao mesmo tempo abastecendo um mercado interno que está crescendo super-rápido devido ao capitalismo, com os Chineses comprando carros e outros produtos consumistas agora como o mundo todo fazia antes.  Mas o que vai acontecer quando as materiais primas como petróleo ficam mais escassas?

Nenhum comentário: